GESTÃO DE RESÍDUOS

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico. Ela geralmente é realizada por meio da coleta seletiva, que envolve a separação adequada do lixo que possibilitam a distribuição correta dos materiais recicláveis conforme a sua origem.

A Pousada realiza atividades de educação ambiental com os todos os colaboradores com objetivo de separar todo material reciclável (vidro, plástico, papel, papelão, metal, PET, alumínio), e encaminha para a central de triagem do município para o destino final. O material orgânico é encaminhado para a composteira, triturado para produção de composto orgânico (vide item composteira).

Quando fazemos a reciclagem dos resíduos sólidos da Pousada, contribuímos para conservação ambiental, proteção da nossa biodiversidade, dos recursos naturais, a redução da emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa, preservação das fontes de matéria-prima e da natureza como um todo.


GESTÃO DE RESÍDUOS NOCIVOS

O manejo correto dos resíduos nocivos é uma obrigação legal, e ética, de toda empresa geradora de materiais e substâncias que podem colocar em risco a saúde pública e o meio ambiente.

Em prol da sustentabilidade, da segurança sanitário-ambiental e da saúde pública, todo resíduo nocivo (lâmpadas, pilhas, baterias, lixo eletrônico…) gerado na Pousada é separado e transportado de forma correta e segura para o descarte em Ecopontos especializados para receber este tipo de resíduo.


COMPOSTEIRA

A compostagem é definida como sendo o processo de decomposição biológica dos resíduos orgânicos, realizado em condições aeróbias, por meio da ação de um conjunto diversificado de organismos. A construção de uma composteira é caracterizada por ser uma ferramenta de baixo custo e tem como principal objetivo a conversão de resíduos orgânicos em um adubo orgânico que pode ser aplicado diretamente no solo, melhorando suas características físicas, químicas e biológicas.

A Pousada adotou o método da compostagem como a forma mais prática para utilizar todo o material orgânico descartado pelo Bistrô, café da manhã, carvão usado, esterco de bovino e aparas das podas de árvores e do gramado.

Nossa composteira possui capacidade aproximada de produção de 3 toneladas de composto orgânico em um curto período, oferecendo macro e micronutrientes de excelente qualidade para o todo paisagismo da Pousada.

Essa prática evita que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários, diminuindo a emissão de gás metano (gás inapropriado e que causa o efeito estufa) e a contaminação de solos e lençóis freáticos.

MINHOCÁRIO

A minhocultura é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, sendo uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos.

O húmus de minhoca é um excelente fertilizante, capaz de melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo, podendo ser utilizado como matéria-prima para a obtenção de substratos.

A Pousada implantou o minhocário em três caixas de madeira com dimensões de 0,80 m de largura x 1,50 m de comprimento e 0,30 m de altura. As caixas estão a uma altura de 0,60 m do solo para facilitar o manuseio e a observação por adultos e crianças. Possui capacidade de produção de 1,300 kg de húmus em um curto período, oferecendo macro e micronutrientes de excelente qualidade para todo paisagismo da Pousada.

O minhocário é uma importante ferramenta de educação ambiental e sustentabilidade e uma ótima ferramenta doméstica de redução do lixo orgânico e de redução dos gases do efeito estufa.

ESTERQUEIRA E BIOFERTILIZANTE

No trabalho diário nas propriedades, muitos produtores enfrentam uma dificuldade após a limpeza de currais, estábulos e salas de ordenha. Os dejetos líquidos (mistura de água, urina e fezes dos animais) possuem nutrientes, mas quando não são tratados e lançados no meio ambiente de qualquer forma, se tornam um potencial poluidor das águas e do solo.

Nossa preocupação é buscar facilidades e tecnologias que vão resolver o problema e trazer benefícios ao meio ambiente. Pensando em ações mais econômica e sustentáveis, a Pousada possui uma esterqueira que é um tanque escavado e impermeável usado para a fermentação dos dejetos líquidos gerados no manejo dos bovinos e dos ovinos na Fazendinha.

Este dejetos são fontes de nutrientes, que permitem a fermentação do esterco, reduzindo o seu poder poluidor e possibilitando seu aproveitamento como Biofertilizante, que em proporção e formas adequadas, podem ser utilizados com segurança como fertirrigação, pois é uma maneira natural e com custo praticamente zero de adubar a pastagem, o pomar, a horta e as áreas verdes.

PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO

A produção de sabão caseiro a partir de óleo de fritura é uma forma econômica e ambientalmente amigável de fazer a destinação deste resíduo. Um único litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, além de afetar a vida aquática e a vida de outros seres que dependem diretamente desses corpos d’águas.

A produção de sabão utilizando o óleo usado é uma excelente alternativa para economizar com produtos de limpeza. Além do impacto econômico positivo, a utilização do sabão caseiro é uma atitude ambientalmente amigável, visto que, reduz o descarte inadequado do óleo e evita possíveis contaminações do ecossistema aquático.

A proposta da produção de sabão caseiro na Pousada não se norteia somente a Proteção ao Meio Ambiente, mas também a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade que consegue com a fabricação de sabão caseiro com sobras de óleo de cozinha obter uma renda extra.