LÍQUENS E COGUMELOS

LÍQUENS

Os liquens são formados pela associação mutualística entre fungos e algas (cianobactérias). Esta associação permite que os líquens consigam sobreviver em condições ambientais e habitats em que os parceiros isolados não conseguiriam, dando-lhes uma grande resistência e longevidade. Com isso, podem ser encontrados desde os trópicos aos polos, em todo o tipo de substratos (árvores, arbustos, musgos, rochas, solo, carapaça de insetos, substratos artificiais etc.).

Foi realizado um estudo preliminar na Pousada para conhecer a diversidade deste organismo. Desta associação simbiótica resulta um talo liquênico, com formas e cores diferentes daquelas que os parceiros exibem quando vivem isoladamente. Consoante a sua forma de crescimento foi identificada a presença de 3 grupos distintos: crostosos, foliáceos e fruticulosos, 7 famílias e 15 espécies.

Lista das famílias de líquens encontrado no estudo.

Mais uma curiosidade sobre o mundo dos líquens, foi observado em uma trilha, a presença de uma espécie bioindicadora da qualidade do ar. Popularmente chamado de líquen vermelho (Herpothallon rubrocinctum), esse líquen é extremamente sensível à poluição, o que demonstra a excelente qualidade do ar na área da Pousada.

Os líquens são organismos extremamente importante na natureza, podem fixar nitrogênio; são bioindicadores da qualidade do ambiente e executam papel primordial nas sucessões ecológicas, uma vez que propiciam a chegada de outros organismos no ambiente.

MUNDO SECRETO DOS COGUMELOS SILVESTRES

O Brasil é um país ainda pouco explorado quanto à diversidade de fungos que ocorrem em nossos ecossistemas, sendo a Mata Atlântica o domínio fitogeográfico que se tem o maior registro de espécies de fungos para o país, com 2.695 espécies, incluindo 900 espécies de macrofungos silvestres, aqueles que ocorrem naturalmente em nossas matas.

Nesse sentido, foi realizado o levantamento dos cogumelos silvestres nas trilhas da Pousada que surgiram no início da temporada das chuvas e chegada do verão.

Foi identificado 9 famílias, 11 gêneros e 11 espécies de cogumelos silvestres nas trilhas da Pousada. Todos foram identificados como não comestíveis e de ocorrência em áreas da Serra da Mantiqueira e Mata Atlântica. Este estudo é contínuo e a lista pode ser atualizada a qualquer momento.

Lista dos cogumelos silvestres da Pousada.

Os cogumelos são muito importantes para o meio ambiente, eles auxiliam em processos como: são agentes recicladores de matéria orgânica; são importantes no sequestro de carbono; reduzem os efeitos das mudanças climáticas; funcionam como matéria-prima biodegradável para gerar diversos produtos; podem substituir agrotóxicos e inseticidas poluentes no cultivo de alimentos; possibilitam a reciclagem econômica de resíduos agrícolas e agroindustriais.