INVENTÁRIO FLORESTAL

Um inventário florestal consiste em listar todas as espécies vegetais existentes em uma determinada área. A identificação das espécies de uma comunidade e a análise de sua estrutura são fundamentais para o manejo adequado de uma formação. A descrição florística é considerada, atualmente, como condição essencial para que se possa estabelecer divisões fitogeográficas e, para isto, os dados disponíveis sobre as matas brasileiras são ainda escassos.

Buscando o conhecer a biodiversidade da flora, foi realizado o inventário florestal na Pousada com objetivo de elaborar uma lista das principais espécies ocorrentes, para que seja estabelecida uma base de dados visando subsidiar o plano de manejo.

A priori, este levantamento qualitativo foi realizado em uma área com aproximadamente 8 mil m2, onde a vegetação predominante é de Mata Atlântica em estágio sucessional de vegetação natural secundária, que compreende as áreas próximas ao entorno da Recepção, do Bistrô, do SPA “Mata Atlântica” e dos quinze chalés. Foram registrados todos os indivíduos arbóreos vivos com circunferência a altura do peito (CAP) ≥ 0,14 m. Foram observadas e coletadas material vegetativo e reprodutivo.

Foram identificados 45 táxons, pertencentes a 31 famílias, as mais representativas foram Myrtaceae (5), Melastomataceae (4), Fabaceae (3), seguida de Urticaceae, Bignoniaceae, Salicaceae, Euphorbiaceae e Rutaceae (2).

Lista das espécies encontradas na área social e dos chalés da Pousada Quinta dos Pinhais

A área de estudo apresentou elevada riqueza florística com composição florestal formada por elementos de Floresta Ombrófila Densa Alto Montana (de altitude) demonstrando a importância do inventário florístico na área e o desenvolvimento de pesquisas de estrutura e dinâmica vegetacionais. Os dados fornecidos por este estudo contribuem para a conservação e preservação da flora e fauna presente na área e na formação de um banco de dados que servirão como subsídios para a realização do plano de manejo e em futuros projetos de enriquecimento florestal.