Pousada Quinta dos Pinhais inicia monitoramento da Fauna
O monitoramento da fauna silvestre tem como principal objetivo conhecer e acompanhar a fauna nativa ou migratória nos 25 hectares de área da Pousada Quinta dos Pinhais. Coordenado pelo Biólogo Fernando Martins, o monitoramento da fauna tem como principal intuito avaliar diferentes parâmetros ecológicos, como riqueza ecológica, diversidade e abundância das espécies. Assim, é possível ter uma análise precisa do impacto das atividades humanas sobre o habitat.
O monitoramento é realizado por meio de armadilhas fotográficas e busca ativa por rastros como fezes e pegadas. As armadilhas fotográficas instaladas nas trilhas da Pousada permitem realizar filmagens dos animais e, através das imagens, é possível identificar a espécie e até individualizar o animal. Em um curto período de monitoramento foram vistos um grupo de Javali (Sus scrofa), Cateto (Pecari tajacu), Tatu (Dasypodidae sp.) e uma família de Sauá (Callicebus personatus).
Alinhada com a preservação e conservação, a Pousada implanta mais uma ação sustentável que discute a relevância das atividades de monitoramento de fauna nos estudos que visam acompanhar e amostrar o equilíbrio biológico.