AÇÕES

1 – Reciclagem e fabricação de compostagem

Atividades de educação ambiental junto aos nossos funcionários para proporcionar condições de maiores participações na defesa da qualidade de vida e Meio Ambiente. Resumo: O objetivo é realizar reciclagem de material orgânico, lata, vidro e papel dentro da nossa pousada para alertar e criar um habito saudável de proteção ao meio ambiente onde vivemos.

O lixo orgânico é separado, triturado e feito compostagem para uso como adubo em nossa horta e jardins: papel, latas e vidros são devidamente encaminhados a reciclagem municipal.

2 – Fabricação de sabão caseiro

A criação de uma cultura de reaproveitamento de sobra de produtos utilizados na pousada para geração de renda e conscientização dos danos causados ao Meio Ambiente.

O proposto não se norteia somente a Proteção ao Meio Ambiente, mas também a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade que consegue com a fabricação deste sabão caseiro com sobras de óleo de cozinha obter uma renda extra.

3 – Destinação de resíduos nocivos

Coleta, separação, destinação e destruição apropriada de pilhas e lâmpadas usadas pela pousada.

4 – Projetos pequeninos e a natureza

A Pousada Quinta dos Pinhais que há muito tempo já vem realizando junto ao seu funcionários um programa de reciclagem de lixo, controle de energia e compostagem para adubagem e varias outras ações para proteção ao meio ambiente vem agora com um projeto desenvolvido entre a Pousada Quinta dos Pinhais e Secretária da Educação para realizar oficinas de Educação Ambiental em sua propriedade, junto as crianças e moradores do bairro do Sertãozinho.

A ideia do projeto é promover atividades de educação ambiental junto as crianças e adolescentes moradores do bairro para proporcionar condições de maior participações na defesa da qualidade de vida e Meio Ambiente; apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, e também mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação.

Específicos: Ampliar os conhecimentos das crianças sobre as questões ambientais e seus problemas locais e globais. Promover reflexões critica sobre a temática ambiental e qualidade de vida. Estimular os participantes para exercícios da cidadania e da adoção das atitudes a preservação, conservação e contribuição ambiental.

Resumo: O projeto para educação ambiental tem o objetivo de realizar oficinas de Educação Ambiental junto as crianças da rede escolar do bairro e comunidade para alertar e criar um habito saudável de proteção ao meio ambiente onde vivemos.

Temas das oficinas:

  • Água doce, seu ciclo, sua importância e as conseqüências de sua poluição;
  • Os biomas brasileiros, desmatamentos, pessoas que cuidam das plantas e aminais ;
  • Lixo, de onde? E para onde vai?;
  • Importância da reciclagem;
  • Principais doenças vinculadas ao Meio Ambiente e suas prevenções;
  • Importância do saneamento básico e da Higiene;
  • Qualidade de vida e fatores que interferem;
  • O que podemos fazer pela qualidade de vida?
  • A minha comunidade.

Resultados: Acrescentar aos participantes das oficinas, mais conhecimentos sobre a temática ambiental que resultem em uma maior conscientização de sua importância e consequentemente mudanças de atitudes frente ao Meio Ambiente, seus funcionamentos, problemas e sustentabilidade, assim como alcançar famílias e moradores do bairro através de propagação dos conhecimentos por meio dos participantes (crianças, professores, merendeiras) do projeto,gerando a difusão das informações a um numero cada vez maior de pessoas.

5 – Apoios

A Pousada Quinta dos Pinhais teve o orgulho de apoiar o filme Eu Maior, um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade, dirigido e produzido por Fernando Schultz, Paulo Schultz, Marco Schultz, André Melman e Felipe Cordeiro.